Nossas Convicções
- Tudo o que Deus vai fazer no mundo, Ele fará através de todo o povo de Deus, a Igreja.
- O que quer que Deus vá fazer no mundo através de todo o seu povo, Ele o fará principalmente através de uma estrutura descentralizada.
- O que quer que Deus vá fazer no mundo, Ele o fará através de líderes que capacitam o povo de Deus com seus dons e fazem disso sua prioridade.
- O que quer que Deus vá fazer no mundo distante do círculo de responsabilidade de qualquer igreja local, Ele o fará através dos recursos das igrejas que estão globalmente envolvidas e através do Espírito Santo com os líderes locais.
CARACTERÍSTICAS DO MODELO ANTIOQUIA
ORIENTADA A OBJETIVOS
Uma congregação orientada para objetivos está comprometida com a evangelização de cada homem, mulher e criança na sua própria área geográfica específica – o seu círculo de responsabilidade. Cumpre esta missão à medida que cada crente na igreja vive o evangelho encarnacionalmente, proporcionando às pessoas ao seu redor oportunidades repetidas de ver, ouvir e tocar as boas novas através da vida do povo de Deus e, assim, responder ao evangelho.
EMPODERAR O POVO DE DEUS
A liderança de uma igreja de Antioquia capacita o povo de Deus para realizar o trabalho do ministério. As estratégias primárias para evangelizar o círculo de responsabilidade de uma igreja devem depender da facilitação do povo de Deus, e não da atividade de líderes excepcionais. A vocação da liderança é identificar, investir e desenvolver as habilidades, dons e paixões que Deus deu pessoalmente a cada um de seu povo.
MEDIR NOSSA EFICÁCIA
Para viver o evangelho encarnacionalmente, a igreja deve crescer espiritualmente como crentes em Cristo, como claramente fez a igreja de Antioquia. O crescimento pode ser medido de várias maneiras, mas o SCP reconhece cinco valores inegociáveis pelos quais a liderança da igreja pode medir se o povo de Deus está crescendo individualmente para se tornar instrumentos de Sua glória para Sua missão: Eles devem estar crescendo em um relacionamento pessoal com Deus através de Sua Palavra, dando seu testemunho pessoal de graça a outros, crescendo em seus dons espirituais, desenvolvendo frutos espirituais e administrando suas vidas e bens para a glória de Deus.
CULTIVAR LIDERANÇA INTERDEPENDENTE
Uma igreja saudável, como a de Antioquia, refletirá uma liderança saudável. Isto significa que você terá mais de um líder, que os líderes terão dons diversos e que a equipe de liderança dependerá mutuamente uns dos outros para cumprir a missão de Deus para o seu povo.
TER UMA POSIÇÃO LATERAL
Uma igreja com uma postura lateral é organizada no sentido de descentralizar o seu povo, de modo que o seu foco não esteja no seu próprio crescimento, mas na multiplicação de grupos que encarnam o Evangelho em toda a sua área alvo.
RELACIONAMENTO COM OUTRAS IGREJAS
Visto que Deus tem um corpo e uma missão, uma congregação do tipo Antioquia associar-se-á intencionalmente com outras pessoas e relacionar-se-á humildemente com outras pessoas para a unidade da Igreja e o cumprimento da sua missão.
MISSÃO TELESCÓPICA
“Missão Telescópica” é um termo cunhado pelo SCP para indicar uma postura missionária que visa facilitar a liderança local em lugares distantes do círculo de responsabilidade de uma igreja. As congregações telescópicas procuram reproduzir os princípios fundamentais para a extensão da missão de Deus no mundo através da multiplicação do povo de Deus num lugar culturalmente diferente do seu.